Como visitar o Teatro Museu Dalí

O Museu Dalí, situado na cidade de Figueres, na província de Girona, é um dos museus mais visitados da Catalunha e de toda a Espanha.  Este museu peculiar homenageia o excêntrico gênio local Salvador Dalí, o grande artista do surrealismo.

Sobre Dalí

Salvador Dalí nasceu em Figueres em 11 de maio de 1904. Seu interesse pela pintura o levou a estudar artes em Figueres e mais tarde em Madrid, onde se tornou amigo de Buñuel e Lorca. Com menos de 20 anos, Dali já apresentava caminhos excêntricos e demonstrava grande interesse por novos movimentos artísticos, como o cubismo ou o dadaísmo. Em suas viagens a Paris conhece Picasso, a quem admirava, e foi apresentado ao grupo de surrealistas liderado por André Breton graças a Joan Miró.

Entre as pessoas que conheceu estava Gala, uma jovem russa casada com o poeta Paul Éluard. Após a visita de seus amigos em Cadaqués, Dali se apaixonou por ela e eles nunca se separaram. Durante a Segunda Guerra Mundial, os dois fugiram para Nova York, onde moraram por 8 anos. O casal voltou para a Catalunha em 1949 e não mudou de residência novamente. Gala morreu em 1982 e Dali perdeu todo o interesse pela vida, embora ele não tenha encontrado sua morte até 23 de janeiro de 1989.

Veja também: ARTIÉS, UM VILAREJO COM ENCANTO DO VALLE DE ARÁN 

Historia do Museu 

O Teatro-Museo Dalí, nome oficial do museu, foi desenhado pelo próprio Dalí e construído ainda quando o artista estava vivo. Foi levantado sobre as ruínas do antigo Teatro de Figueres seguindo as indicações do artista. 

O local escolhido para construir o museu não foi ao acaso, o antigo Teatro Municipal de Figueres ficava ao lado da igreja onde Dalí tinha feito a comunhão e porque foi o local de sua primeira exposição.

Após a morte do artista, seu túmulo foi colocado na cripta do  museu, sob a grande cúpula geodésica.

Como visitar o Teatro Museu Dalí 

Quando Dalí desenhou o museu estava querendo oferecer ao visitante uma experiência única. Percorrendo seus estreitos corredores, visitando suas surpreendentes salas, você vai compartilhar um pouco da mágica surreal do artista.

O Teatro Museu Dalí é um  museu que pode ser percorrido sem instruções, na entrada é  fornecido um mapa sugerindo um passeio pelas 22 salas. No entanto, como indicam, não há sentido cronológico nem intenção temática. Os 22 pontos de interesse estão divididos em 6 espaços. 

Não queremos revelar muitos detalhes sobre a visita ao museu para não estragar as surpresas que ele guarda para o visitante. Assim, vamos dar uma pincelada apenas em alguns pontos. 

Pátio 

O onipresente pátio é o elemento central do museu e uma excelente prévia do que está por vir. Uma das obras mais importantes de Dalí está exposta no centro: o “Carro Naval. Cadillac chuvoso “. No conjunto está um Cadillac, dentro do qual choverá se inserirmos uma moeda, uma pilha de pneus segurando um de seus antigos barcos e a escultura “Rainha Ester” de Ernst Fuchs. 

Cenário

O cenário é um dos destaques do passeio, com 3 elementos a se destacar: a pintura a óleo de 4m de altura “O toureiro alucinógeno” (1970), onde alguns acreditam reconhecer o rosto de Manolete, a pintura de  “Naked Gala olhando para o mar que O presidente Lincoln aparece a 18 metros ”(1975), cujo título já indica em que consiste o jogo e, por fim, a laje sem inscrição que esconde o túmulo de Dalí, bem no meio da sala. 

Sala Mae West

Subindo ao primeiro andar, nos espera mais um dos destaques da visita ao Museu Dalí: a divertida “Sala Mae West”, toda ela formada pela obra “Rosto de Mae West usada como apartamento”. Ao entrar veremos apenas um pitoresco conjunto de móveis e elementos decorativos: um sofá em forma de lábios, um par de pinturas, um lavatório no tecto, uma lareira em forma de nariz, etc.

Palácio do Vento

Um dos lugares importantes do museu: o Palácio do Vento. O teto é coberto pela impressionante “Planta central da cobertura do Palácio do Vento“, obra baseada no poema de Joan Maragall “L’Empordà” que alude à sua região natal e à tramontana (vento norte). Abaixo dele, você se vê aos pés de Gala e Dalí. Literalmente.

Esta ampla sala, que servia de zona de descanso no antigo teatro municipal, alberga outras obras do autor e possui três espaços anexos que recriam diferentes espaços importantes na vida do artista, como o atelier ou o quarto.

Dalí – joias

A visita ao Teatro-Museu Dalí não termina com a saída. O ingresso também nos permite acessar a exposição permanente “Dalí · Joies”, localizada logo à direita ao sairmos do museu. Nesse pequeno espaço, estão expostas 39 jóias desenhadas por Dalí e alguns de seus esboços originais. “Lábios de rubi”, “O olho do tempo”, “O verdadeiro coração” ou “O elefante espacial” são algumas das joias mais impressionantes.

Veja também: CADAQUÉS, UM DOS VILAREJOS MAIS BONITOS DA COSTA BRAVA

Informação práctica para visitar o Museo Dalí

Endereço: Plaça Gala i Salvador Dalí, 5, Figueres (Girona, Catalunha) 

Como chegar:

  • De carro. Interessante unicamente no caso de Figueres ser uma cidade de passagem e sua viagem seguir para outro destino, utilizando o carro também.
  • De trem. Barcelona e Figueres estão muito bem conectadas por trem. É preciso prestar atenção, existem duas estações de trem diferentes: Figueres, perto do centro da cidade, onde chegam todos os serviços regionais procedentes de Barcelona, e Figueres-Vilafant, um pouco mais afastada (a 1,5 km do centro) onde chega o trem-bala (tanto o AVE quanto o Avant). A viagem dura entre 55 minutos, no caso do AVE ou o Avant, e 1 hora e 50 minutos.
  • De ônibus. Existem várias saídas por dia, operadas pela empresa Sagalés. O tempo de viagem é de 2 horas e 30 minutos.

Visita guiada. Se você planeja visitar o Museu Dalí de Barcelona, ​​uma boa opção para aproveitar o dia é contratar uma visita guiada que inclui transporte e outras visitas. Em Civitatis você pode agendar o passeio.

Preços do Museu Dalí (inclui joias Dalí):

  • Ingresso geral: € 14
  • Crianças menores de 8 anos: grátis

Onde comprar ingressos para o Museu Dalí:


Gostou do nosso post? Então curta nossa página do Facebook e também siga o UMAVOLTA  no instagram fique por dentro das nossas dicas!  

QUER UM ROTEIRO PERSONALIZADO PELA ESPANHA? Entre em contato com a gente.

PREVIOUS POST
Artiés, um vilarejo com encanto do Valle de Arán
NEXT POST
Os bairros judeus mais bonitos da Espanha

0 Comment

LEAVE A REPLY

16 − nove =

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 http://_dc-mx.da4a7143f41c.umavolta.com.br 300 0